Leitura bíblica: Salmo 121
Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? (Sl 116.12)
A letra da música Gratidão de Rachel Novaes diz o seguinte: “Em gratidão eu canto a ti. Com o coração venho adorar. Minha alma está bem junto a ti. És meu Senhor meu Salvador. O que darei a ti Senhor. Por tudo quanto deste a mim. Recebe a minha adoração. És meu Senhor meu salvador”. A gratidão se expressa em adoração. A gratidão se demonstra no desejo de comunhão. A gratidão se torna prática e verdadeira através do serviço.
A gratidão é o reconhecimento do cuidado de Deus dispensado a nós, independentemente das circunstâncias. O Salmo 121 expressa muito bem esse cuidado. O salmista enfatiza que o Senhor é o nosso fiel guarda e protetor. A dúvida da questão, “de onde me virá o socorro?”, é respondida no v. 2: “o meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”.
A palavra "guardar" é repetida várias vezes neste salmo. A proteção é uma necessidade constante para o caminho difícil e muitas vezes solitário que temos que passar. Quando percebemos esse cuidado de Deus, nos tornamos mais agradecidos. “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre” (Sl 121.5-8). Que privilégio nós temos. 1. Uma proteção pessoal: O Senhor te guarda, é tua sombra, tua direita. 2. Uma proteção completa: De dia e de noite. 3. Uma proteção eterna: Guardará a tua alma, tua saída, tua entrada, agora e para sempre.
Como não agradecer pelo cuidado tão minucioso, cheio de detalhes, amoroso, misericordioso de Deus? Quando começarmos um novo dia e os problemas e tristezas vierem ao nosso encontro, no lugar do desespero e tristeza, devemos perceber que aquele momento é tempo de exercitarmos a nossa fé. Devemos, em oração, entregar a nossa vida a Deus na certeza de que o mais ele fará.
Troque o lamento pela gratidão.