Leitura bíblica: Efésios 1.11-14
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28).
É certo que nosso propósito principal deve ser viver para a glória de Deus. Para isso, somos chamados a trabalhar com dedicação. Somos chamados para agir, “viver a vida inteira na presença de Deus, sobre a autoridade de Deus, para a glória de Deus. Você precisa estruturar e organizar sua vida para que se torne capaz de fazer o máximo de bem possível pelas pessoas e, assim, glorificar a Deus ao máximo” (Tim Challies).
Saber e viver com propósito tem muito a ver com conhecer nossa identidade. Quando sabemos quem nós somos, passamos a nos comportar de forma adequada. Nada melhor do que ouvir do próprio Deus a respeito de quem nós somos e para que servimos. Por intermédio de sua Palavra, Deus nos diz: VÓS SOIS a geração eleita. O sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido. PARA QUE anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2:9). VÓS SOIS a luz do mundo... (Mt 5.14). PARA QUE vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16). VÓS SOIS de Deus, em Jesus Cristo, o qual nos foi feito por Deus sabedoria e justiça, santificação e redenção. PARA QUE, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor (1Co 1.30-31). VÓS SOIS eleitos nele antes da fundação do mundo. PARA QUE fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor (Ef 1.4).
Nosso texto base nos lembra que, antes de existirmos, Deus teve como seu propósito nos criar para a sua própria glória. “Fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” (Ef 1.11-12). Não devemos viver para agradar à nossa vontade, mas para agradar a Deus. Deus é soberano; quando reconhecemos sua grandeza, aprendemos a viver em submissão a Ele.
Viva para glorificar a Deus.