Leitura bíblica: Jeremias 33.6-9
No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor (1Jo 4.18).
Amyr Klink, contando sobre seus primeiros momentos da viagem, em seu livro 100 dias entre o céu e o mar, disse: “Se estava com medo? Mais que a espuma das ondas, estava branco, completamente branco de medo. Mas, ao me encontrar afinal só, só e independente, senti uma súbita calma. Era preciso começar a trabalhar rápido, deixar a África para trás, e era exatamente o que eu estava fazendo. Era preciso vencer o medo; e o grande medo, meu maior medo na viagem, eu venci ali, naquele mesmo instante, em meio à desordem dos elementos e à bagunça daquela situação. Era o medo de nunca partir. Sem dúvida, este foi o maior risco que corri: não partir”.
Amyr estava preparado para a viagem, tinha os recursos e habilidade necessárias, mesmo assim enfrentou oposições. Ele estava tão determinado que, mais do que o medo de enfrentar as ondas e as dificuldades da viagem, seu maior medo era não nunca ter partido. Em nossa caminhada enfrentaremos muitas dificuldades, mas podemos vencê-las se lembrarmos que a mais importante vitória já alcançamos. Vencemos a morte, não estamos perdidos sem direção, sem companhia. “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória?” (1Co 15.54-55).
Quando vencemos o medo que nos paralisa, que não nos deixa caminhar, somos libertos para o início de uma viagem maravilhosa, que mesmo ainda enfrentando desafios contemplaremos as mais lindas paisagens.
É hora de partir, é preciso começar logo, vença o medo, entregue sua vida a Jesus, comece a viagem. Deixe para trás esta terra e siga viagem para a nova terra. Quando a preocupação chegar, lembre-se de que a mais importante vitória você já conquistou. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.57). A maior alegria que temos é saber que pelo amor de Deus deixamos para trás a terra do mundo e seu pecado e estamos a caminho do porto seguro dos céus.
O amor lança fora o medo.