Leitura bíblica: 2Timóteo 1.6-14
E nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus (Jo 6.69).
Raymond Ortlund Jr. apresentou um resumo da fé, da vida cristã, muito interessante. Ele disse: "Eis aqui uma vida cristã em apenas sete palavras: Sem saber para onde… (Hb 11.8). Sei em quem… (2Tm 1.12)”. Sem saber para onde... “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hb 11:8). Sei em quem… (2Tm 1.12). “Estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia”.
Realmente, fé é confiança em Deus, sua base não é o saber, mas o crer. Sabemos em quem cremos, por isso confiamos no que ainda não vemos. Abraão respondeu ao chamado de Deus sem saber para onde iria, sem saber quais seriam as dificuldades que iria encontrar no caminho. “A fé verdadeira é definida em termos de confiança em Deus, de certeza e convicção acerca da grandeza de Deus e de seu cuidado por seu povo amado” (Ortlund). Mesmo que em alguns momentos venhamos a fraquejar, até mesmo desconfiar do cuidado de Deus, podemos novamente nos fortalecer, ter a nossa fé reavivada. Paulo fala a Timóteo: “reavives o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1.6). Ainda acrescenta: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2Tm 1.7). Para não desanimar, para a fé não esfriar, precisamos buscar sempre o reavivamento. Lembrando que nossa condição deve ser a de um servo de Deus, confiante, firme em seus propósitos e não de uma pessoa hesitante, frágil.
Portanto, a vida cristã, mesmo “sem saber para onde”, é uma vida com propósito, firmada em Deus (“sei em quem” tenho crido). Devemos manter nossa fé viva (“reavives o dom de Deus”). Para isso, precisamos ouvir e guardar a Palavra de Deus. “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste… Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2Tm 1.13-14).
Confiança somente em Deus.